É verdade que espumante engorda?

Dicas para aproveitar melhor o carnaval e não perder tudo o que você conquistou
24/01/2018

O que engorda é o excesso de calorias. As calorias do vinho (tranquilos ou espumantes) provêm do álcool e do açúcar. Então a resposta para a sua pergunta é: depende da quantidade de álcool e açúcar do espumante.

Como já mostrado, considere que cada grama de álcool gera 7 calorias e cada grama de açúcar origina 4 calorias. Por lei, o espumante Nature ou Extra-Brut praticamente não tem açúcar e o Brut pode ter no máximo 5 gramas de açúcar por litro. Isso é muito pouco. O açúcar de uma garrafa (750 ml) de espumante Brut com 5 g/l de açúcar residual irá gerar no máximo 15 calorias ou 2 calorias por cada 100 ml. Isso é desprezível.

Para vinhos secos (que por lei têm até o máximo 4 gramas por litro de açúcar residual) e espumantes Nature, Extra-Brut e Brut podemos considerar apenas as calorias do álcool. E para tal pode-se aplicar a seguinte fórmula:

Calorias [ álcool]:
[Volume do vinho (ml) x graduação alcoólica (°GL) x 7] ÷ 100

Exemplo: Quantas calorias têm 250 ml de espumante Nature com 12 °GL?
210 cal = (250 x 12 x 7) ÷ 100

Podemos muito bem ser menos preciosistas e simplificar tudo isso: para vinhos secos e espumantes Nature, Extra-Brut e Brut podemos considerar que cada ml de bebida gera um pouco menos de 1 caloria. Isso não engorda ninguém. Mas é importante contabilizar estas calorias na dieta.

Os espumantes démi-sec, suave, tipo asti e moscatéis, têm mais açúcar residual e são um pouco mais calóricos. Nestes vale a pena fazer o cálculo. Deve-se somar as calorias geradas pelo álcool de acordo com a fórmula anterior com as calorias geradas pelo açúcar conforme a seguinte fórmula:

Calorias [açúcar]:
[Volume do vinho (ml) x quantidade do açúcar (g) x 4] ÷ 1000

Desse modo, 200 ml de um moscatel com 7 °GL de álcool e 80 g/l de açúcar residual tem aproximadamente 200 calorias, porque:

[(250 x 7 x 7) ÷100] + [(250 x 80 x 4) ÷ 1000] = 202,5 cal

Mas cuidado ainda é necessário com bebidas que são adocicadas e gaseificadas artificialmente, e querem parecer vinho espumante.

Nem tudo que é bom faz mal ou engorda.

_________________________________________

Fonte livro: Vinho é Saúde – autor: Dr. Jairo Monson de Souza Filho – editor e revisor: Regis Gehlen Oliveira – Vinho&Cia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende agora